Dra. Roberta França - Geriatra Barra da Tijuca

+55 (21) 2104-9572

Av. Luís Carlos Prestes, 410 Sala  321
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ,

Espiritualidade. A Medicina se Encontra com Deus

10/9/2018

ESPIRITUALIDADE 
A MEDICINA SE ENCONTRA COM DEUS...

A importância da espiritualidade na prática clínica teve milhares de publicações nos últimos anos e de forma muito expressiva neste último.

Durante muitos anos a religiosidade era um recurso pouco valorizado nos tratamentos médicos. Isso está mudando. Estudos cada vez mais consistentes demonstram que entre as mulheres o método da oração é um dos mais comuns como forma de tratamento.

 

Que 80% das pessoas doentes buscam a religião porém, a maioria dos pacientes, não consideram a religião como último recurso mas sim como a PRIMEIRA forma de lidar com os problemas de saúde. Esperança, sagrado, amor, compaixão e generosidade são palavras pouco comuns na prática clínica mas muito comuns na espiritualidade.

 

Somos humanos, finitos e limitados sobre muitos aspectos. A espiritualidade é a única capaz de solucionar essa questão. A espiritualidade não visa negar o inegável mas colocar os problemas num contexto mais benevolente e cheio de esperança Esse amparo da religiosidade conforta, reduz a depressão, o stress e traz paz além de ser um suporte muito bem aceito pela maioria das pessoas. A grande dificuldade de abordar o tema está muito mais nos profissionais do que nos pacientes.

 


Um estudo com 3mil pacientes nos Estados Unidos mostrou 100% de contentamento pós uma consulta médica , onde a única modificação foi inserir a seguinte pergunta
" você tem alguma religiosidade?" Todos se sentiram mais "olhados" e respeitados com esse simples questionamento.Outro estudo com crianças de 10 anos , filhos de pais depressivos, que foram acompanhadas por 15 anos, demonstrou que as crianças que tinham crença em Deus, tiveram 10x menos chance de desenvolver depressão!

 

Crianças com fibrose cística foram convidadas a desenhar seus sentimentos.

Uma menina de 9 anos desenhou um olho chorando. Ao pedir que descrevesse o desenho ela disse " esse é o olho de Deus chorando por mim"

 

Uau...Muitos irão questionar que a religiosidade é fanatismo , que leva as guerras e lutas.Mas isso só irá acontecer se você acredita num Deus pequeno, que seleciona.

Se acreditarmos num Deus grandioso, que ama e aceita a todos sem exceção, talvez finalmente teremos chegado ao fim da batalha. Toda atitude de ajuda a qualquer paciente sem levar em consideração sua espiritualidade será incompleta.

 

Nem só ciência nem só Deus. Nenhuma discussão religiosa. A espiritualidade é sagrada, transcende. Ciência e Espírito finalmente se uniram, talvez essa seja a maior prova da existência de Deus

 

Dra Roberta França

Medicina Geriátrica De corpo e Alma

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Demência Vascular - O que você Precisa Saber

06/25/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo