Dra. Roberta França - Geriatra Barra da Tijuca

+55 (21) 2104-9572

Av. Luís Carlos Prestes, 410 Sala  321
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ,

Minha Memória não é Mais a Mesma !

Estudos revelam que mais de 65% dos pacientes idosos atuais queixam-se de "perda" de memória.  É muito importante para o geriatra avaliar se há uma PERDA DE MEMÓRIA ou uma PIORA NA MEMÓRIA. 

 

A memória irá piorar mesmo com a idade pois fisiologicamente há uma lentificação da circuitaria cerebral! Já a perda de memória se refere a prejuízos na execução de tarefas pelo comprometimento dos dominios neurais!

 

Se pensarmos bem, idosos de 50 anos atrás não trabalhavam mais, não liam muito, não tinham internet, não faziam muitas atividades. A vida era mais pacata por assim dizer. Idosos ficavam em casa entre crochês, tricôs, algumas costuras, pequenos reparos na casa e ouviam rádio ou assistiam TV.

 

Hoje a vida é hiperacelerada, homens e mulheres de 60, 70, 80 anos, trabalham, estudam, viajam, dirigem e navegam na internet. 

Talvez essa nova geração de idosos precisem utilizar muito mais recursos neuronais e assim têm maior percepção do deficit de memória. Mas essa piora na lembrança de nomes, datas e números em nada afetam suas rotinas de vida diaria, apenas trazem a sensação desconfortável da não lembrança imediata. 

 

Mas ela acontece... mesmo que 12 horas depois! Rss...

Assim fica mais fácil compreender que sim, sua memória não é mais a mesma, mas isso não significa que você está com Alzheimer!

 

Se você lembra que esquece e isso te incomoda tanto, relaxa! Seu cérebro só está um pouquinho idoso... faz parte!

Continue ativo! 

Seja produtivo!

Seu cérebro agradece!

 

Dra Roberta França 

Medicina Geriátrica 

De corpo e Alma 

www.geriatrarobertafranca.com.br 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Demência Vascular - O que você Precisa Saber

06/25/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo