Dra. Roberta França - Geriatra Barra da Tijuca

+55 (21) 2104-9572

Av. Luís Carlos Prestes, 410 Sala  321
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ,

Úlceras de Decúbito

 Ulceras de decúbito 

 

Escara é um nome temido por toda pessoa que cuida de idoso.

Há quem nunca viu mas sabe que é muito ruim.

 

As úlceras de pressão , conhecidas como escaras são feridas que abrem em várias partes do corpo do paciente acamado e muito fragilizado.

Muito comuns na região sacra (nádegas), trocantericas (osso do quadril) e malévolos

(osso do tornozelo) , elas também aparecem nas costas, cotovelos, orelhas e nuca, ou seja, lugares onde a pressão do corpo e o calor fragilizam muito a pele, levando a hiperemia ( vermelhidão , esfacelo ( tecido machucado) e necrose da área ( morte da pele e partes moles). 

 

Todo paciente acamado corre um grande risco de desenvolver escaras ao longo da vida pois o acamamento, má circulação, falta de mudança de decúbito (posição na cama) , pouca ingesta de água e perda de peso favorecem o surgimento das lesões. 

 

Alguns cuidados são fundamentais para evitar as escaras porém, apesar de tudo, elas ainda podem surgir em algumas situações onde o paciente está com a imunidade muito comprometida e encontra - se em franca sarcopenia ( perda de massa muscular e alta fragilidade física). 

 

Como evitar:

1- mantenha o ambiente sempre arejado, limpo e seco. Muitas pessoas tem animais de estimação, eles são fofos e bem vindos mas não em cima da cama do idoso acamado. Pelos, restos de fezes, urina e terra que os animais trazem é altamente deleterio para a pele frágil com alto risco de CONTAMINAÇÃO. 

 

2- Mude o paciente de posição há cada 2 horas! !!! Mesmo que ele reclame de determinadas posições ( e eles reclamam mesmo) é mandatório para evitar a pressão do local e o calor excessivo.

 

3- Troque fraldas e absorventes geriátricos a cada 4 horas mesmo que não tenha urina ou fezes. Essas trocas evitam a proliferação de bactérias e reduzem as infecções urinárias de repetição e fungos na pele.

 

4- evite usar roupas de material sintético. Elas aquecem demais e não deixam a pele respirar. Opte por tecidos de algodão ou malha.

 

5- A cada troca de fralda por urina ou fezes faça uma excelente higiene local. Limpe com algodão ou gazes. Evite toalhinhas! Elas são um caldeirão de bactérias e fungos. Tudo deve ser descartável. Seque bem a região genital e nádegas e use sempre uma pomada anti assaduras daquelas de bebê, mesmo que a pele esteja íntegra, a pomada deixa uma camada de proteção.

 

6- use colchão caixa de ovo, ele ajuda a pele respirar melhor além de fazer uma leve massagem local.

 


7- Mantenha o idoso bem hidratado. Ele raramente pedirá água, você precisa dar um pouco toda hora. Se houver muita resistência alterne com gelatina. Ela ajuda muito.

 

8- Cuidado com a perda excessiva de peso. É quase impossível tratar sem um aporte nutricional adequado para que o leito cresça e o tecido se regenere.

 

9- Cuide para que após o banho a pele seja muito bem hidratada com bons cremes especificos para a pele do idoso

 

E muito importante! Não se culpe! Ninguém nasceu sabendo cuidar e muitas vezes não fazemos por desconhecer. Procure cuidar da melhor forma possível e ao menor sinal de lesão avise ao geriatra para que ele possa avaliar a complexidade da lesão. Se a lesão for grande ou múltiplas uma enfermeira deverá acompanhar o tratamento elas são profissionais altamente capacitadas a cuidar de escaras.

 

São elas que irão acompanhar o dia a dia do paciente e a evolução da ferida alem de dar as orientações de curarivo. Ouça com atenção e tire todas duvida. Tudo que aprendi sobre feridas foi com minhas enfermeiras! 

 

Trabalho de equipe é fundamental! 

Assim todos se ajudam, o estresse e o diminuem e o mais importante, nosso idoso ficará bem assistido, sem feridas e com qualidade de vida;

Dra Roberta França

Medicina Geriátrica

www.geriatrarobertafranca.com.br

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Demência Vascular - O que você Precisa Saber

06/25/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo